terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Volta as aulas!

Volta às aulas: confira dicas para as crianças retomarem a rotina

                                     
Fim de férias costuma ser um momento de apreensão para as crianças. Novos professores, outras matérias e, em alguns casos, escola e amigos diferentes. Para que os primeiros dias do ano letivo sejam bem aproveitados é preciso retornar à rotina gradativamente, sabemos que a maioria das escolas já retornou com as aulas mas não custa nada ressaltar algumas dicas né

De acordo com a psicóloga e terapeuta familiar Miriam Barros, "antecipar o horário de ir para cama e acordar é essencial. O processo deve ter início quatro dias antes do início das aulas. No primeiro dia é comum que a criança relute e demore a pegar no sono, mas ao longo da semana a rotina voltará ao normal". Veja outras dicas abaixo para facilitar a retomada da vida escolar dos pequenos:

- Material Escolar

Mochila, estojo e cadernos novos são itens necessários ao ano letivo, mas também podem fazer parte de um processo estimulante. "Envolver as crianças na compra do material escolar e do uniforme ajuda a aproximá-las do retorno às aulas. Folhear os livros novos junto com os filhos ajuda a aumentar o interesse pelos temas que serão abordados ao longo do ano", explica Miriam Barros. 

- Primeiro dia de aula

De acordo com a psicóloga Elisabeth Gelli, especialista em educação, é preciso preparar o terreno com antecedência. "O mais importante é manter o vínculo de confiança entre a criança e o ambiente escolar. Lembrar que ela irá rever os professores e os amigos, além de aprender coisas novas", diz a psicóloga. Ela reforça a ideia de que o primeiro passo para que a criança goste de retomar os estudos é a escolha da escola: "Quando os filhos estão felizes naquele ambiente, não encontrarão problemas em retornar". Para Miriam Barros, a criança precisa se sentir tranquila no ambiente escolar. "Permitir que a criança leve um brinquedo pode ajudar na readaptação", sugere a psicóloga.  

- Escola Nova

Para crianças que começam o ano letivo em uma nova escola, é interessante estimular a familiarização com o novo espaço. "Leve seus filhos para visitar a escola com antecedência. Assim eles poderão conhecer os professores, salas de aula e ainda os ambientes próprios para o lanche, os esportes e o recreio", diz a psicóloga Elisabeth Gelli. Escolas para crianças menores costumam oferecer dias de adaptação, em que o pai e a mãe ficam na escola.

 - Independência

Deixar a mochila dos filhos preparada parece muito mais fácil do que ensinar as crianças a organizá-la. No entanto, a psicóloga Miriam Barros explica que a independência é importante para a autoestima das crianças, e ainda pode estimulá-las no retorno aos estudos. "Aos 5 ou 6 anos, a criança já pode deixar o uniforme arrumado na noite anterior. Com 8 ou 9 anos, a maioria das crianças já é capaz de preparar o próprio lanche para o recreio. É importante que as crianças sintam que são capazes de cuidar das próprias coisas, mas não vale tornar a prática motivo para brigas e discussões", recomenda a psicóloga Miriam Barros.



- Hora de Lazer 

Conhecendo o currículo escolar, os pais podem, nos momentos de lazer, estimular o interesse das crianças pelos temas que serão abordados em sala de aula. "Uma visita ao zoológico, por exemplo, pode ensinar muito para uma criança", explica a psicóloga Elisabeth Gelli. Viagens, museus, parques verdes e praias também apresentam um mundo novo aos pequenos, mas a psicóloga Miriam Barros reforça a necessidade de não transformar os passeios em momentos de estudo: "Os estímulos devem acontecer de forma tranquila e sem cobranças. Durante as férias as crianças precisam, principalmente, brincar e descansar, sem ter a preocupação de aprender algo". Ela explica que o mesmo vale para os fins de semana e feriados em família.


Fonte da foto: Blog Milium
Texto: Mães Gnt

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

10 dicas para desintoxicar o corpo pós carnaval

O Carnaval é uma festa popular na qual as pessoas dançam, se divertem, comem e bebem em excesso. Devido ao consumo muitas vezes exagerado de comidas e bebidas, nosso corpo necessita de uma verdadeira desintoxicação. Veja nossas dicas de alimentos para ajudar a limpar o corpo depois do Carnaval e voltar com tudo à rotina diária.


1. Beba bastante água. A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajudando a eliminar toxinas, dilui poluentes, melhora a função dos rins, e ajuda na digestão.
2. Coma folhas verdes. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, etc são excelentes fontes de fibras. As fibras ajudam a limpar o organismo e melhoram a digestão. Além disso, elas diminuem a absorção de gorduras e toxinas.
3. Dê atenção às frutas. Após o Carnaval, dê atenção especial às frutas, sobretudo àquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. Elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido durante as festas.
4. Tome chá. Muitos tipos de chá, em especial o chá verde e chá preto, são ricos em antioxidantes e ajudam a desintoxicar o corpo. Outros chás poderosos são o de boldopicãoerva-cidreira, dentre outros.
10 dicas para desintoxicar o corpo no pós carnaval
5. Não exagere no café. O café é um aliado na desintoxicação do corpo, mas não exagere. Ele ajuda a melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca, além de ser diurético e melhorar a atenção e o alerta.
6. Evite carnes vermelhas e gorduras. Nesse período após o Carnaval, evite esses alimentos, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos. Dê preferencia às carnes brancas como peru, peixe, frango e crustáceos. Prefira prepara-los grelhados, assados ou cozidos, ao invés de fritos. Evite também alimentos embutidos (como salsichas, mortadela) e em conserva.
7. Coma grãos. Eles são poderosos aliados na limpeza do organismo, melhoram a digestão e ajudam eliminar toxinas. Dê preferência aos grãos integrais. Exemplos de grãos são trigo, cevada, aveia, centeio, alpiste, semente de girassol, linhaça, etc.
8. Pratique atividades físicas. Esportes aceleram a limpeza do organismo e ajudam a eliminar toxinas e aquelas calorias extras adquiridas durante as festas. Consulte um orientador físico para saber qual tipo de esporte praticar.
9. Evite beber. O álcool causa desidratação do corpo, além de atrapalhar as funções do fígado e do rim. Por alguns dias, evite o consumo do álcool para que seu corpo se recupere.
10 dicas para desintoxicar o corpo no pós carnaval
10. Dê um descanso ao seu corpo. Uma das partes mais importantes é dar tempo suficiente ao seu corpo para que ele se recupere, elimine todas as toxinas e volte a funcionar normalmente. Evite cair em festas e alimentações desregradas.
Com essas dicas você voltará à ativa o mais breve possível, com um corpo novo e saudável.
E você concorda com essas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Fevereiro chegou !

E hoje se inicia mais um mês, e o que você espera dele?
Que ele traga muito amor, felicidade e muitas realizações.
Vamos que vamos ein rs'
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