terça-feira, 23 de agosto de 2011

Tomar chá faz um bem danado!

Que tomar um cházinho todo dia faz bem à saúde, quase todo mundo já sabe! Muitas mulheres já adotaram este hábito e comprovam que a bebida realmente ajuda a eliminar as toxinas e a queimar gordura. Resultado: a gente se sente melhor, com mais saúde e energia! Mas você sabia que este líquido também pode ser ótimo contra diabetes? Pois é! Um estudo da Universidade do Texas (EUA) apontou que o chá pode ajudar a controlar a glicose, reduzindo o risco de desenvolver a doença.

De acordo com a pesquisadora Jo Ann Carson, professora de nutrição clínica da universidade, estudos realizados em diversos países sugerem que o consumo, ao longo da vida, de pelo menos duas xícaras de chá por dia - principalmente o chá preto - pode reduzir a incidência da diabetes tipo 2, doença muitas vezes associada à obesidade. Segundo ela, as pessoas têm duas opções: aprender a tomar chá gelado com pouco ou nenhum açúcar, ou tomá-lo adoçado, com moderação, geralmente uma vez por dia ou menos.

A Revista Boa Forma do mês de junho deste ano apresenta a diferença entre os três tipos de ervas existentes que ajudam a secar os excessos. São elas: termogênicas, desintoxicantes e diuréticas. Abaixo a função de cada uma:

TERMOGÊNICAS - efeito queima gordura: fazem com que o organismo trabalhe mais rápido, aumentando a queima de calorias. Algumas também têm efeito lipolítico, ou seja, quebram a molécula de gordura já acumulada no organismo. (Maravilha, hein!?!)  Sugestões: boldo, carqueja, chás verde, branco e vermelho, casca de laranja amarga e hibisco.

DESINTOXICANTES - ação limpeza: capturam e eliminam pela urina a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico. Elas também reduzem a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa. ( Ufa !!!) Sugestões: alecrim, bardana, camomila, capim-cidreira, dente-de-leão, erva-doce e hortelã.

DIURÉTICAS - favorecem o trabalho dos rins na filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas pra fora do organismo). Assim, as toxinas são eliminadas mais facilmente pelo organismo, combatendo o inchaço. Sugestões: alfafa, cabelo de milho, cavalinha, quebra-pedra e sete sangrias.

E aí, vai um cházinho?

Fontes pesquisadas: Revista Boa Forma edição 293 e Revista Corpo a Corpo edição 254

Um comentário:

  1. Eu tomo chá verde praticamente todos os dias há anos, hoje mesmo já fiz minha garrafa de meio litro....

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vinda! O que achou do post? Este cantinho também é seu, sinta-se à vontade para comentar, perguntar, sugerir ou mesmo criticar... Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...